sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Mad Review: Sonic & All-Stars Racing Transformed

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014 - by Nick

(Aviso! Esse texto faz diversas comparações com os jogos da série Mario Kart)

Cara, na boa, você gosta de Mario Kart? Responda com sinceridade. Você gosta? Eu também gosto! Você se diverte ou já se divertiu PACAS com esse jogo? Na moralzinha, sim ou não? Eu também! Não existe nada melhor do que atirar um arsenal mortal em cima de seu oponente no meio de uma corrida. Agora a pergunta final: Existe algum jogo do mesmo gênero que seja melhor do que o Mario Kart? Hmm? Não? NÃO? Oras seu fan-boy lazarento, eu estou aqui para mostrar um jogo que ultrapassa Mario Kart no quesito diversão e competição. Prepare-se para conhecer o SONIC & ALL STARS RACING TRANSFORMED!


“Putz grila! Lá vem esse imbecil com essa droga desse Sonic de novo! Depois fala que NÓS somos fan-boys” É! Você tem razão meu caro! Ultimamente as postagens aqui tem sido sobre Sonic, os dois primeiros podcasts são sobre Sonic. Eu fiz um vídeo sobre fan-boys e falei do Sonic, notícias do Sonic Boom... Sonic tá em todo lugar nessa espelunca! Sim, sim, você está coberto de razão, chocolate e flocos! MAS temos que dar graças ao Juiz que ouve aos DOIS lados. Em minha defesa tenho o seguinte a dizer: Fazem dois anos que tenho o primeiro Sonic All Star Racing. É um jogo legal sim e TOTALMENTE baseado no Mario Kart. E mesmo tendo gráficos melhores que o seu “rival” (quero ver alguém negar essa) O Mario Kart parece ser uma escolha melhor. Só que agora meu amigo, não tem jeito. SONIC & ALL STARS RACING TRANSFORMED (que a partir de já vamos abrevia-lo e chama-lo de SASRT) é melhor! Mais divertido e mais emocionante. É isso aí! Vá lá jogar para comprovar! Fim do review! Falooooou pessoal.
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Ok... Eu não vou obrigar você a ir até lá, comprar o jogo e tirar suas próprias conclusões. Eu mesmo falarei e mostrarei o porquê desse jogo superar Mario Kart e se tornar o jogo de corrida mais divertido que há.




HISTÓRIA

O jogo não tem história então vou contar a minha. Era uma vez um final de semana. Nesse belo final de semana a Steam deixou o SASRT de graça por um tempo limitado. Até o final de domingo para ser específico. E eu que não estava muito afim de comprar o jogo por causa de seu antecessor, que é legal mas não é lá graaaande coisa, baixei para poder ver se vale a pena. No dia seguinte eu estava no caixa eletrônico pagando o boleto do mesmo jogo, pois após uma hora de jogatina free eu cheguei a seguinte conclusão: Eu preciso desse jogo agora! Tá, mas chegou a hora de responder o que você está pensando agora “PORQUE, SEU ANIMAL DESGRAÇADO DE TETAS, ESSE JOGO É MELHOR DO QUE MARIO KART??!!” Poxa, desapega desse Mario Kart aí cara! Vou explicar. SASRT é nada mais do que um jogo que pega os astros da Sega e as coloca em carros únicos para cada um deles e os fazem correr em pistas temáticas de jogos lendários da empresa. “Tá, tá! Mas isso eles já fizeram antes” Mais uma vez estás coberto de razão, só que esse aqui tem um... como posso dizer?... um “plus a mais” entendeu? E o que seria esse plus? A transformação de veículos é claro! Daí o “TRANSFORMED” dãã! O jogo não se limita somente a corridas no solo. A corrida se alterna na água e no ar também. Existem momentos em que o veículo se transforma para se adaptar a pista e isso altera POR COMPLETO a dinâmica do jogo.



GAMEPLAY

Veja bem, no primeiro All Stars Racing era só solo! Solo, solo, solo, solo. Graças a isso, o negócio ficou extremamente manjado, fazendo o tempo de vida útil do jogo diminuir, igual acontece com um outro aí que eu nem vou falar mais.... por enquanto. Aí chega nesse aqui. Daí você tá lá correndo de boas e completa uma volta no solo. Daí você pensa” HÁAA! Já era, dominei todos os trechos da pista. Já sei onde é melhor pra “dar uns drift” e ganhar velocidade e tudo mais” Aí do nada, DO NADA, um trecho do solo despenca e o percurso muda, fazendo você ter que passar por um rio! E aí “TCHUM PLAF BANG” o carro se transforma em um barco e o percurso muda completamente! Aí você entra em PÂNICO por estar controlando um barco, não consegue estabilizar o maldito barco porque ele é muito mais difícil de pilotar e a água geralmente está agitada e por isso o barco fica pulando pelas ondas e desviando da direção, obrigando o piloto a triplicar sua atenção na corrida. Além disso o trajeto mudou! Então DANE-SE o que você aprendeu na primeira volta! Vai ter que rebolar pra aprender rapidão o manuseio do barco em águas agitadas em um trajeto diferente. Daí beleza, terceira e última volta. Você conseguiu sobreviver ao trecho aquático e pensa que está pronto pra outro mergulho quando a pista desmorona e o veículo se transforma em um avião e mais uma vez o percurso muda! Agora você tem que controlar o eixo horizontal E VERTICAL ! Qualquer erro aqui pode ser o SEU FIM! Bom, obviamente isso não acontece em todas as pistas. Na verdade acontece em uma ou outra. Uma logo no começo e outra logo menos. Nem lembro! Algumas pistas vão ter o mesmo trajeto mas vão alternar os carros com barcos e aviões, algumas só com aviões e algumas só com os barcos. Vai haver casos onde a corrida já começa na água ou qualquer coisa onde um barco possa andar (Na pista do Golden Axe você vai sacar) e outras já começará em pleno ar! O fato é que essas mudanças de veículos acrescentam DEMAIS ao jogo, fazendo com que ele fique menos previsível ainda. O jogador deve aprender a dominar os 3 diferentes tipos de veículos para ser um verdadeiro mestre das corridas. Mas habilidade não é a única coisa que conta aqui. Você vai precisar combinar a habilidade com a sorte. Porque sorte? Porque existe os itens espalhados pelas pistas!



ITENS

Esses itens são completamente aleatórios. Você não sabe o que é até você pegar um. Esses itens podem ser fogos de artifício, drones teleguiados, tornados, enxame de vespas, bolas de gelo, peixe –bolha e o All-Star que é o movimento único do personagem. Existe também um item defensivo que é uma luva de baseball gigante que fica temporariamente atrás do seu carro para te defender de possíveis ataques. Entendeu o porque do fator “sorte”? Imagine que você já esteja dominando os 3 tipos de trajetos e aí está em primeiro lugar no final da corrida. Daí chega um infeliz usa um drone teleguiado em você, fazendo o seu carro perder uma velocidade gigante, aí o cara que atirou em você te ultrapassa e vence. Como você se sente? Mau não é? Claro que sim! Chega até a soar injusto uma coisa dessas. É por isso que é sempre bom ter um item com você quando estiver vencendo. Se alguém te atrasar você já tem o troco guardado.



PERSONAGENS

Os personagens são basicamente alguns do Sonic (Sonic, Tails, Knuckles, Shadow, Amy e Eggman) e o resto de outras franquias da Sega, como o Gilius do Golden Axe, Joe Musashi do Shinobi, Alex Kidd entre outros. Na versão PC (Versão jogada por esse que vos escreve) existem personagens exclusivos como o Heavy, Pyro e Spy do Team Fortress 2, Football Manager e mais alguns. O ideal é você ter domínio sobre uns 4 personagens diferentes pro caso de você se aventurar nas partidas online. Se alguém escolher algum que você domina, você tem outros ao seu dispor. Existem 5 atributos que são aplicados nos personagens. São: Velocidade, aceleração, direção, boost e all-star. Cada um varia de 1 a 5 pontos e essa distribuição varia a cada personagem. Existem os Mods, que alteram a distribuição de pontos do personagem. Se por exemplo o Sonic tem5 pontos de velocidade e 3 de direção, um Mod específico retira um ponto de velocidade e adiciona um de direção. Ou seja, é possível customizar a performance do seu corredor com os Mods. Para desbloquear Mods é necessário dar “Level Up” no seu corredor. A cada “Level Up” um Mod é desbloqueado para o personagem. São 6 mods no total. Para dar Level Up é necessário simplesmente correr com o personagem. Quanto mais você corre, mais pontos de experiência você ganha. Ao conseguir um número determinado de experiência, o personagem sobe de nível. Legal né?



PISTAS

Conforme dito antes, as pistas são localizadas em cenários de jogos da Sega. Nelas você encontra percursos doidões, penhascos, rampas e armadilhas. Os cenários são dos jogos: Sonic the Hedgehog (vários jogos), After Burner, Super Monkey Ball, Shinobi, Golden Axe, Panzer Dragon, Samba de Amigo, Billy Hatcher, Skies of Arcadia, Nights, Burning Rangers, Golden Axe, Curien Mansion e ainda tem um DLC do Outrun. Ou seja meu amigo, é pista pra caramba.


TRILHA SONORA

As músicas são remixes das canções do jogo. Se estiver em uma pista do Golden Axe, vai tocar uma música clássica com roupagem moderna. São todas muito bem-feitas e divertidas. Nada mais a declarar.



FINALIZANDO...

Entenderam o porquê de eu falar que esse jogo é melhor do que um Mario Kart? Eu quero deixar uma coisa bem clara aqui: Com certeza todo mundo vai falar que eu sou suspeito de falar que esse jogo é melhor porque eu sou fã de Sonic e tudo mais. Bom, Já tiveram vários jogos de corrida do Sonic. Teve Sonic R, Sonic Riders e até mesmo o primeiro Sonic & Sega All-Stars Racing e, mesmo esse último tendo quase chegado no mesmo nível do encanador bigodudo, eu semrpe dizia que Mario Kart é melhor. Só que não tem jeito mesmo minha gente. Esse jogo aqui supera o Mario Kart. É a vida e temos que aceitar isso. E digo mais ainda. Mario Kart faz sucesso até hoje por causa do carisma do personagem. Mas será que é tão divertido assim? Pensem bem. Lembrando que sempre amei o bigodudo da Nintendo =)

Se você quiser testar SASRT, na PSN, Xbox Live (Nintendo eShop? Alguém pode me confirmar isso) e Steam tem a demo. Jogue e comprove tudo o que foi falado nesse review antes de tacar pedras, fan-boy desmiolado.

Seja feliz jogando essa obra prima no seu Xbox 360, Playstation 3, Nintendo Wii U, Nintendo 3DS, PC, Android e iOS.

Vejam um vídeo de gameplay:

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