domingo, 26 de janeiro de 2014

Top 10: Melhores Jogos de Luta

domingo, 26 de janeiro de 2014 - by AlexHidanBR



E aê pessoal, tudo bem com vocês?

Eu venho aqui hoje trazendo um legítimo Top 10 e o tema abordado são jogos de luta, de qualquer tipo, seja luta em cenários 2D, 3D ou até mesmo se for algo mais diferenciado como é a série de luta Super Smash Bros. A lista abaixo foi feita levando em conta jogos de todos os tempos, desde a era 8, 16 bits até a geração atual (não contando a geração que está começando, isso mesmo estou apontando pra vocês senhores PS4, One e Wii U).

Vale ressaltar que essa é uma lista pessoal. Sendo assim, a opinião do leitor pode ser diferente da opinião do autor. No caso de você não concordar com algum item ou achar que deveriam ter outros jogos nessa lista, comente no final do post.

Sem mais delongas, vamos dar início a essa porradaria!

10. King of Fighters '99 Evolution 



A série de luta feita pela SNK, revolucionou os fliperamas do Brasil por sempre estar disponível em 90% dos fliperamas de todo o Brasil, mas o King of Fighter '99 em particular é o nosso favorito de toda a série, mesmo comparando com os atuais. Acontece que eu particularmente joguei bastante o '99 quando peguei a versão para PlayStation 1 e esse jogo tem muitos personagens a escolha, com uma lista de movimentos bem variado, coisa que eu acho que faltou em jogos mais recentes, por causa das mudanças de balanço de cada personagem nessa geração PS360.

E o jogo teve uma atualizações: a versão '99 Evolution, lançado para o Sega Dreamcast. Essa versão além de ter corrigido alguns erros de balanço dos personagens, também deixou intácta as fases originais da versão Arcade, com uma exceção de que essas fases foram refeitas para terem uma renderização 3D, ou seja, foi aprimorado o fator gráfico do jogo.

Para quem não manja, KoF usa um sistema de equipes. Você escolhe 3 lutadores diferentes e luta em cada partida com 3 adversários sendo 1 em cada round, sendo 3 rounds no total de cada partida. E você escolhe um personagem Striker que é o personagem que você "chama pra ajudar" durante a partida, como assistência.

9. Ultimate Mortal Kombat 3



Nos anos 90, Mortal Kombat se tornou destaque por ser uma franquia de luta bastante violenta, principalmente pelos golpes especiais chamados de Fatality - no qual você faz uma sequência no controle para ativar uma animação do seu personagem fazendo alguma mutilação no adversário, seja arrancando o coração dele, ou quebrando todos os ossos do corpo, entre outras coisas.

Esse destaque foi importante para essa época pois levantou a consideração de que os jogos podem estar influenciando violência real, especialmente nas crianças. Porém, foi essa mesma consideração que fez a franquia crescer, graças ao suporte dos fãs.

Outro fator para eu coloca-lo na nona colocação é que muita gente jogou quando era pequeno (e que hoje em dia é bem normal), então é bem memorável. Eu particularmente nunca fui de jogar Mortal Kombat, mas eu a considero uma excelente franquia.

O Ultimate Mortal Kombat 3 faz juz ao seu nome, pois é o jogo de Mortal Kombat mais retrô que possuí o maior número de personagens jogáveis e com melhorias tanto gráficas quanto de jogabilidade, comparado aos Mortal Kombats antecessores a ele. Há até quem goste dos antecessores, mas a maioria (segundo Metacritic) gostou mais desse daí.

8. Street Fighter Alpha 3



Outro que se destacou bastante nas máquinas de fliperama, além dos King of Fighter 97, 98, e até mesmo o '99 Evolution, teve a sub-série Street Fighter Alpha. Os primeiros Alpha 1 e Alpha 2 são praticamente protótipos do Alpha 3, porque no Street Fighter Alpha 3 os desenvolvedores manteram tudo que tinha nos outros e ainda botaram mais coisas, como por exemplo, um modo chamado World Tour no qual você usa um personagem a escolha e vai viajando pelo planeta lutando com os vários personagens do jogo. E assim como foi com Ultimate Mortal Kombat 3, esse quando comparado com os outros Alphas, é o que mais tem personagens para se jogar.

Esse jogo tem destaque na questão Turbo - um mecanismo que deixa o jogo umas 2x mais rápido, e os personagens estão bem balanceados. O jogo possuí um esquema que é de você escolher 3 "estilos de luta" diferentes, que é na verdade, 3 tipos diferentes de golpes especiais para seu personagem utilizar: tem o X-style, A-style e V-style.

Só pra deixar claro aqui: esse Street Fighter tem muitos personagens clássicos, e ainda tem uns poucos que são novos. Eu digo isso porque o Alpha 3 para mim é um jogo que é dedicado a todos que jogam Street Fighter, sejam novos ou velhos, porque pelo menos um ou dois personagens desse jogo que, se você souber jogar qualquer Street Fighter lançado até hoje, vai saber os macetes, ou pelo menos soltar um golpe especial.

7. Guilty Gear XX Accent Core Plus




Guilty Gear é uma série famosa por ter combos muito bem elaborados, tão elaborados que você consegue 2 vezes mais calos jogando essa bagaça do que qualquer outro jogo de luta que tem por aí. Eu digo isso porque muitos personagens possuem comandos para fazer seus golpes que são elaborados de tal forma que você não encontra em outros jogos mais casuais. Por exemplo, tem golpe que você precisa fazer rotacionar em 360° do analógico (ou setinha), e depois fazer tipo: frente, frente + soco médio, mas tudo em frações de segundos. Claro que tem golpes mais fáceis, mas essa elaboração que eu falei de exemplo tem muito nos jogos dessa franquia.

Esse jogo se passa numa espécie de mundo pós-apocalíptico, aonde os humanos possuem seus corpos modificados por "engrenagens" ou alguma coisa assim (por isso "Guity Gear") e possuí um esquema de 5 botões: soco, chute, Slash, Heavy Slash e Dust. O Slash e Heavy Slash se referem a golpes feitos com a "arma" que o personagem carrega, por exemplo uma espada gigante, e o Dust é um botão especial que você usa pra "lançar" o adversário no ar e fazer combos aéreos.

Eu escolhi o XX Acent Core Plus para essa lista porque para mim esse é o Guilty Gear definitivo, quero dizer, tem praticamente todos os personagens jogáveis que apareceram ao decorrer da série, possuí quase todas as telas dos Guilty Gears anteriores, o balanceamento dos personagens ficou mais justo, porque por exemplo, em Guilty Gear XX tem personagens que fazem combos infinitos, aí não dá né! E por ter uma gloriosa trilha sonora, que deixa qualquer headbanger com overdose de felicidade.

6. Persona 4 Arena 



Eu sou fã de Shin Megami Tensei, principalmente da sub-franquia Persona, que aliás não é uma franquia de luta, é uma franquia de RPG. E bem, sabe o Guilty Gear que acabei de falar ali em cima? Então, a mesma empresa que fez o Guilty Gear (chamada de Arc System Works) fez uma parceria com a empresa que faz os jogos de persona (chamada de  Atlus) e decidiram dar a luz ao primeiro jogo de luta de Persona: o Persona 4 Arena. Isso porque esse jogo se passa alguns meses depois do final de Persona 4, mas não se preocupe, spoilers sobre o final do Persona 4 não são mencionados nesse jogo.

Esse jogo parece que foi feito em cima do Guilty Gear, porém, com a radical diferença de não ter aquela elaboração toda com golpes que tem no Guilty Gear, isso porque esse jogo foi feito para o público gamer que joga Persona, que é um RPG. Então fizeram esse jogo com uma elaboração de golpes bem mais fácil. Inclusive, você pode fazer um combo automático, único de cada personagem, apertando só o botão de soco fraco, que automaticamente seu personagem faz um combo pré-determinado.

Você usa os Personas - monstros dos quais você pode invocar durante a luta - para ajuda-lo. Aliás, esse jogo possuí 4 botões: ataque leve, ataque forte, ataque do Persona leve, ataque do Persona forte. Ou seja, 2 botões de ataque pro seu carinha e 2 botões para o monstro do seu carinha, entendeu? Chega quase a ser como se os Personas fossem personagens Assists, porque enquanto você ataca com o seu carinha, você pode ainda controlar o Persona, aí fica como se fosse uma luta com 4 personagens, o que é muito louco!

5. Marvel VS Capcom 2: New Age of Heroes



Pelo amor de Deus, quem nunca jogou Marvel VS Capcom 2 na vida, tem que correr atrás e jogar logo porque não sabe o que tá perdendo. Joguei demais esse jogo no PlayStation 2 e um pouco em fliperamas e no Dreamcast de um antigo amigo meu. Esse jogo é um crossover onde une personagens dos gibis da Marvel com os personagens dos jogos da empresa Capcom.

No caso desse jogo, tem cerca de 50 e poucos personagens para você escolher, e usa um esquema de times, no qual você precisa escolher 3 personagens diferentes antes de começar a partida, daí fica em turnos: se o seu primeiro personagem é nocauteado, o segundo que você escolheu assume a partida, e por aí vai.

Tem um esquema também de você chamar o seu segundo ou terceiro personagem para te ajudar na partida, sendo assim um Assist, no qual ele faz apenas um ataque em específico e depois desaparece. Se você souber explodar o modo Assist dos personagens, você pode fazer combos incríveis! E por falar em combos, esse jogo foca bastante nisso, porque você consegue conectar vários ataques de uma só vez, podendo até arremessar o adversário no ar e finalizar com um combo aéreo. Inclusive, a qualquer momento você pode soltar um especial durante os combos, e emendar os especiais fazendo o especial dos outros personagens juntos, porque você pode trocar de personagem a qualquer momento da partida por um dos outros dois personagens que você havia escolhido anteriormente.

4. Soul Calibur



Soul Calibur é um jogo feito pela Namco e é um jogo de luta tridimensional, baseado em lutas envolvendo armas convencionais, como espadas, machados, adagas, etc. É o sucesso do jogo Soul Blade que segue o mesmo esquema, mas esse tem mais personagens e em geral é superior ao Soul Blade.

Por se tratar de um jogo de luta tridimensional, você luta em uma espécie de arena, no qual você pode jogar o adversário pra forar e fazer um RING OUT! - termo usado pelo locutor, e serve como um K.O. alternativo. A câmera do jogo acompanha os golpes dos personagens, mostrando ângulos em certos golpes que deixa o jogo ainda mais épico aos olhos do jogador.

Eu achei importante colocar esse jogo nessa Top 10 porque Soul Calibur foi o primeiro de uma franquia inteira, sendo o último Soul Calibur V um dos jogos mais aclamados de toda a série, graças ao suporte dos fãs que esteve jogando Soul Calibur 1 nos fliperamas desde os tempos antigos. E também por ser um dos primeiros jogos a usar o conceito de armas em um jogo de luta, e provavelmente foi o mais popular da época que usou esse conceito.

3. Super Smash Bros Brawl



A franquia Super Smash Bros é um jogo de luta alternativo, primeiramente lançado para o Nintendo 64. Se trata de você lutar com vários personagens da empresa Nintendo em um cenário específico, suportando até 4 personagens. Smash Bros sai do padrão dos jogos de luta populares como Street Fighter e King of Fighters, e usa um conceito mais 'plataforma" da coisa, porque esse jogo usa cenários, com plataformas, onde no qual você só ganha se for o último a ficar na plataforma. Ou seja, você ganha se todos os outros adversários forem arremessados para fora do cenário.

Smash Bros Brawl é atualmente o último da saga, sendo que os novos Smash Bros for Wii U e Smash Bros for 3DS ainda estão em produção. O Brawl se tornou extremamente popular por causa das altas vendas do Wii e por ser o primeiro a ter um modo online, abrindo a possibilidade de você sempre estar jogando com pessoas reais caso esteja com internet ligado ao console. E não apenas isso, mas ele recebeu grandes personagens, que muitos queriam desde os tempos do Nintendo 64.

Durante as lutas, você tem uma "barra de vida" que na verdade é uma porcentagem. Essa porcentagem indica o quanto de dano você levou, e quanto maior a porcentagem, maiores são as chances do próximo ataque ser crítico, ou seja, ser tão forte que faz seu personagem ser arremessado para fora da tela e perder a luta.

Existem itens que você pode usar, como espadas laser, pistolas laser, martelos gigantes, pokébolas e troféis Assists, dos quais contém mais outros personagens da Nintendo que fazem um ataque e depois somem durante as batalhas.

2. Tekken 3



Tekken 3 foi o "xodózinho" do PlayStation One, sem dúvidas, o jogo de luta mais popular para ele, e foi popular também nos Arcades. Muitas pessoas que eu conheço, conheceram a franquia Tekken jogando o Tekken 3, sendo esse o mais memorável de todos.

Em relação ao Tekken 2, Tekken 3 teve uma grande melhoria da jogabilidade, que foi a possibilidade de fazer sidestep - termo utilizado para indicar quando seu personagem esquiva para os lados, e não somente para frente e para trás, tornando Tekken 3 verdadeiramente um jogo de luta tridimensional. Isso também expandiu consideravelmente a possibilidade de novos combos com todos os personagens, tanto velhos quanto novos.

A versão do PlayStation One incluí um modo chamado Tekken Ball, que é simplesmente uma partida de volei, e você pode jogar com qualquer um dos personagens. Também incluí o modo Tekken Force, que é tipo um beat-em-up com 4 fases. Esses modos nunca existiram antes em outros jogos de luta e oferece una espécie de descanso do jogo principal.

1. Super Street Fighter IV Arcade Edition


O primeiro da lista então fica o mais recente Street Fighter, que revolucionou a franquia para um mundo mais tridimensional, porém mantendo a jogabilidade clássica do Street Fighter 2, misturando com novos esquemas. Um desses esquemas é o Focus Attack, que é um golpe que faz seu personagen fazer uma animação como se estivesse "focando" um ataque e quando feita com sucesso deixa o adversário tonto, abrindo a possibilidade de aplicar novos combos.

Na verdade, tudo começa com o Street Fighter IV, logo depois refizeram o jogo, com mais personagens e lançaram como Super Street Fighter IV. E logo em seguida, refizeram o balanceamento dos personagens e colocaram mais personagens adicionais, que é o caso do jogo Super Street Fighter IV Arcade Edition e é desse mesmo que estou falando aqui.

Cada personagem possuí 2 Ultras, sendo estes selecionados antes da luta começar, e uma barra contendo 1 ataque Super. Quando um ataque Ultra é aplicado com sucesso, uma espécie de animação é feita, dando um clima meio que de Anime, uma coisa que nunca foi comum em jogos de luta até então. Super Street Fighter IV Arcade Edition também é o atual jogo de Street Fighter com a maior quantidade de personagens de vários outros Street Fighters, porque ele une personagens da série Alpha, o Street Fighter II, do Street Fighter III e até mesmo do Street Fighter I, que ninguém conhece, praticamente.

Esse jogo estará recebendo mais um atualização em 2014: Ultra Street Fighter IV, com mais adições ainda a esse jogo. Logo mais falaremos desse jogo aqui na Mad Joystick.

Tags:
About the Author

Write admin description here..

© 2013 Mad Joystick. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9