É um dia triste para nós, amantes de videogames. Hiroshi Yamauchi, o ex-presidente da Big N morreu nesta quinta (19/09) pela manhã. Um porta-voz da Nintendo disse à BBC que a empresa está de luto pela morte de seu antigo presidente.
E eles tem razão por estarem de luto não só por causa da perda da pessoa, mas também pelo o que ele fez pela empresa. Yamauchi herdou a presidência da Nintendo do seu avô Seikiryo Kaneda. A Nintendo naquela época era uma empresa de família. Yamauchi teve um período difícil comandando a empresa porém depois deu a volta por cima e fez a empresa (que era fabricante de brinquedos e jogos de carta), se tornar uma das maiores desenvolvedoras de games e consoles do mundo. Ele viu o nascimento do NES, Super NES, Game Boy, N64 e Game Cube, além das consagradas franquias de Mario, The Legend of Zelda, Metroid, Pokemón e muitos outros. Em 2002 ele passou o cargo de presidência para Satoru Iwata, que foi escolhido pelo próprio Yamauchi.
Yamauchi já chegou a ser listado como o homem mais rico do Japão pela revista Forbes, na época em que a Nintendo estava em alto graças ao alto número de vendas do Wii.
Descance em paz Hiroshi Yamauchi. Obrigado por mudar o mundo e pelos seus grandes feitos.