domingo, 11 de agosto de 2013

Brasfoot, o seu amigo das madrugadas

domingo, 11 de agosto de 2013 - by Thun

"Fake é pouco."
 
 Uma hora ou outra, isso ocorreria. Um dia, eu acabaria resolvendo falar sobre Brasfoot aqui. E pra ser franco, isso era inevitável. É Brasfoot, pelamordedeus. É o jogo que independente de onde você morasse em 2004 a 2008, alguém tinha no computador. Ah, não só tinha no computador, mas jogou um save até 2030. Ah, e também criou um time do seu colégio ou da sua rua ou da comunidade do Orkut. Se na vida real, elencos gloriosos como o "Resistência do Orkut FC" ou "Mananciais EC" nunca pisaram no tapete verde, no Brasfoot eles pisavam, digo... suas camisas flutuavam no campo. É.

É um jogo que pegou fama fácil por alguns motivos. Primeiro, é bem mais fácil que Football Manager; Segundo, é barato demais (isso sem contar as pessoas que pirateavam o registro); e por último, É EM PORTUGUÊS. Talvez seja aí que muitos jogos erravam antigamente, não traduzir o jogo para português. "Ah, mas os mercados anglófonos e outros europeus são mais relevantes!" E? Portugal também fala português, nem vem.

Caso você não saiba, embora eu ache difícil alguém não ter uma noção mínima do que é Brasfoot, eu vou dizer brevemente a história do jogo. Em 2003, um certo gentleman nomeado Emmanuel dos Santos inventou um jogo chamado Brasfoot, inspirado pelo jogo Elifoot, feito por um português há bem mais tempo. Sobre o Elifoot, eu talvez fale no futuro, mas por enquanto, vamos nos prender a algo que eu tenha jogado (se bem que estou procurando um Elifoot antigo só por curiosidade).

O jogo se tornou incrivelmente popular por que quase todo mundo na rua acha que seria um treinador competente, independente do time, de 07 Vestur a Zwolle, transpondo a barreira do real ao fictício, fazendo loops e Barrel Rolls de um modo que é difícil de explicar só com palavras e até hoje você tem edições anuais do Brasfoot, sempre com alguma novidade, mesmo que leve, para satisfazer ainda mais sua legião de fãs.
 
Agora, obviamente Brasfoot não é universalmente adorado por diversos motivos, tipo a falta de 3D, sua curva de dificuldade quase inexistente, entre outros. Mas mesmo assim, Brasfoot é um jogo muito divertido por si só e pode gerar horas infinitas de diversão.

Ah, mais uma coisa. O Thun aqui gostaria de dizer Feliz Dia dos Pais à todos os frequentadores do blog, sejam eles os próprios pais ou filhos e filhas. Tecnicamente, todo dia devia ser Dia dos Pais e das Mães, mas não importa. Por isso, vão deixar o seu pai ver o jogo sem interrupções hoje só pra mostrar que realmente, eles são importantes para vocês. Au Revoir.

Tags:
About the Author

Write admin description here..

© 2013 Mad Joystick. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9