quarta-feira, 15 de maio de 2013

Nvidia Shield. Um novo desafiante no mercado de consoles portáteis ou não?

quarta-feira, 15 de maio de 2013 - by Nick

Caso você não esteja entendendo nada, veja esse vídeo:


O que você viu aí foi o anúncio de um console portátil da Nvidia. Não! Não é da Nintendo, nem Sony, nem Microsoft ou Sega ou Capcom. Nvidia mesmo! Para quem não sabe a Nvidia é uma empresa famosa por produzir processadores gráficos da série GeForce! A empresa também é a criadora do processador Tegra que está presente em diversos Smartphones e tablets hoje em dia. Esse processador é poderoso e é focado para desempenho de audio e vídeo. 

Pois bem. O Tegra será o processador do console da Nvidia. E por conta disso nós podemos esperar belos gráficos vindo dessa belezinha. A questão é: Será que vai emplacar? Temos dois gigantes com seus respectivos portáteis vendendo um monte mundo afora. Temos a Nintendo com o 3DS e sua bela biblioteca de jogos, e do outro lado, Sony com o PS Vita com a melhor qualidade gráfica de um portátil e bons jogos aparecendo aí. "Ain! E porque a Nvidia pode não dar certo heeinn?". Vamos ver.




Bom, isso não é um fator que irá agravar necessariamente, mas o Shield roda o sistema Android nele. O problema é que os jogos para a plataforma até o momento não são grandes hits da indústria e também não são muito duradouros. Um ou outro devem ser, mas no geral podem ser classificados como "joguinhos" e dificilmente vão conseguir bater de frente com um Mario 3D land do 3DS ou Ultimate Marvel vs Capcom 3 no Vita. "Ain! Larga de ser besta. As produtoras podem fazer jogos para essa plataforma também". Bom, eu acredito que a produtora só será encorajada a desenvolver para a plataforma se a mesma vender um monte. E o que faz uma plataforma vender? Os seus jogos. E quais são os jogos que já estão confirmados para o Shield?  "Broken Age", "Costume Quest", "Flyhunter: Origins", "Skiing Fred" e "Chuck's Challenge" por enquanto. Não posso opinar sobre os títulos porque nunca ouvi falar sobre eles. É bom dizer que as unidades virão com "Sonic the Hedgehog 4: Episode II" e "Expendable: Rearmed". Sonic 4 EP II eu conheço e é possível obter pros consoles e até pra celular. Já o outro, nem sei do que se trata. 

Outro recurso é o streaming. O Shield poderá fazer streaming de jogos do PC desde que esteja em uma distância razoável do PC e que tenha uma GeForce GTX 650 ou superior instalada na máquina. Agora vem a pergunta: Se o camarada tem uma máquina com uma Geforce GTX 650, pra que ele vai querer passar 
tudo isso pra uma telinha em sua mão? Há algum tipo de vantagem nisso? Eu particularmente não vejo.

Quanto às especificações, Shield vem equipado com o processador Tegra 4, controle com dois direcionais analógicos e um digital, botões de ombro (um à esquerda, outro à direita), botões de face A, B, X e Y (Cores e localização iguais ao do Xbox 360), tela de aproximadamente 13cm com suporte à toque e resolução de 720p, memória de 2GB, além de memória flash de 16GB para armazenamento e suporte a cartão MicroSD, suporte ao sistema Android Jelly Bean, conexão Wi-Fi, GPS, Bluetooth 3.0, mini-HDMI, micro-USB 2.0 e entrada para fone.

Vou deixar um vídeo de demonstração. O jogo testado é "The Counduit", jogo originalmente lançado para Wii e portado para Tegra 3.



É um projeto legal pra caramba, só não dá pra saber se vai emplacar. O console está previsto para ser lançado antes do final de junho pelo preço de US$ 349,99. A reserva poderá ser feita a partir do dia 20 de maio em sites e lojas especializadas como a GameStop.

Algumas informações foram retiradas do Uol Jogos

About the Author

Write admin description here..

© 2013 Mad Joystick. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9