sábado, 20 de abril de 2013

Mad Review: Megaman X

sábado, 20 de abril de 2013 - by Nick



O jogo que eu defenderei aqui hoje certamente muitos de vocês já conhecem. Já vou avisando que é antigo. Não vá esperando Call of Duty ou God of War. Tenho 98% de certeza de que você já ouviu falar de Megaman. Caso a resposta seja não, só tenho uma coisa pra te dizer: COMO ASSIM CARA?? Megaman, aquele robozinho azul que tem um capacete legal e que solta tiro pelo canhão de braço. Nunca? Bom, aqui vai um gameplay pra você ter uma noção.

Legal pra caramba né?

Bem, agora você já sabe. É um jogo bastante difícil e faz sucesso até hoje entre os fãs. Os controles são bem precisos e é bem simples de se jogar. A série teve bastante sequencias sendo que a última da série principal é o Megaman 10 que pode ser comprado pela PSN e XboxLive.

Muito bem meus caros, só que não é desse Megaman citado aí em cima que eu vim falar. Não não. Eu vim falar do glorioso Megaman X. “Duurr mas você já falou do Megaman 10 la em cima huurr durr”. Não criaturinha. O “X” da questão não é um 10 em algarismo romano. O “X” é realmente um Megaman novo! É a evolução no Megaman clássico. Não tá entendendo nada? Ok. Vamos tentar esclarecer tudo nessa sua mente!


A história do Megaman QUE NÃO É O X se passa no ano de 20XX onde “XX” é um ano não definido exatamente. Megaman é um robô criado pelo Dr. Light que luta contra os robôs malignos (Robot Masters) do Dr. Willy! Certo? Alguma dúvida? Não? Beleza. Prosseguindo...
A aparência do Megaman é de um menino comum só que com uma armadura azul e um canhão no seu braço direito. É a arma principal do moleque. Quando ele derrota um Robot Master, que é simplesmente um boss, ele adquire o “poder” do mesmo. Esse “poder” pode ser o ponto fraco de outro Robot Master. Entendeu? Simples né?


Agora meus caros, vamos partir para o Megaman X e analisar as diferenças entre as séries. Megaman X foi lançado em 1993 para o Super Nes (Super Nintendo) depois de Megaman 6 sendo que esse e seus antecessores foram lançados para o Nes (Nintendinho). A história de Megaman X se passa em 21XX e logo quando você começa o jogo você se depara com um Megaman mais robusto e pensa “Ah, esse aí é o Megaman mais velho ou sei la, modificado. Sei lá mas tá aí o Megaman. É ele!” Não não! Esse aí é o Megaman X. É outro robô do Dr. Light! X foi designado para pensar e agir da mesma forma que um ser humano. Ele foi criado pelo Dr. Light enquanto o mesmo ainda era vivo. Só que o doutor, precavido, decide selar X numa cápsula pois temia que a humanidade no tempo dele não estava preparada para receber X ainda. Pra você ver como o cara é evoluído. Está anos a frente da atual tecnologia. Joinha para o Dr. Light.

Cerca de 100 anos depois um champz chamado Dr. Cain encontra essa capsula e liberta X. Vendo o potencial de X devido seu dom de pensar, agir e tomar decisões como um ser humano, Cain cria os reploids que são robôs baseados no X. Tudo certo até aqui né? Prosseguindo então..
Devido a programação hiper complexa dos reploids, certamente que eles iriam dar pau. Iria dar uma tela azul nos bichinhos ou um erro de dll e passariam de máquinas pacíficas e ajudadoras à MÁQUINAS MORTAIS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA!!! E foi o que acabou acontecendo com alguns reploids. Aqueles que agiam contra as leis da robótica eram chamados de Mavericks. Para combater esse tipo de ameaça foi criada uma divisão especial de reploids chamada de Maverick Hunters! Eles são liderados por um reploid Badass com um olhar a la M. Bison chamado Sigma. Sigma era antes o líder dos Maverick Hunters. Só que depois de muitos eventos Sigma, o tal, o todo-todo, o vem-ni-mim que é sucesso, se revela como Maverick e lidera muitos ataques senão todos os ataques de Mavericks. Cabe agora a X ir atrás do desgraçado pra acabar com seus planos. X conta com a ajuda de Zero, um reploid de origem desconhecida porém muito ágil e forte. Há aqueles que pensam que Zero é o Protoman (do Megaman clássico) só que crescido e coisa e tal. ZERO NÃO É O PROTOMAN Ok galera?? Beleza..

Agora vocês sabem as diferenças entre as timelines e os personagens de ambas as séries. É fácil perceber que a trama que engloba Megaman X é muito mais complexa e emocionante do que o clássico. Também pudera né? A parada é mais futurista do que a outra, personagens mais carismáticos e um drama muito maior na história.

Agora vamos lá. Porque todo jogador que se preze tem que jogar esse jogo? São diversos fatores. Vamos analisar um a um.

JOGABILIDADE

Vocês viram o vídeo lá em cima né? Deu pra ver que é um jogo super simples de ser jogado e é isso o que o faz ser tão amado. Você anda, pula e atira. É GENIAL!!! Em Megaman X não é diferente. Você dá um Game Start e THAT’S IT NIGGA, já está na primeira tela controlando o X. Daí percebe que o direcional move o personagem (DUR), pula com o botão B e atira com o botão Y assim como no clássico. “Mas cara, não tem nada de novo nisso aí. É exatamente como nos clássicos DÃÃ!”. Poxa você é bem observador meu caro. Mas CALMA QUE EU AINDA NÃO TERMINEI DE FALAR!  Além de tudo isso agora existe uma habilidade que X tem e o clássico não. X consegue subir paredes quicando sobre elas. E essa pequena habilidade a mais muda TODA a dinâmica do game. Graças a isso nós temos fases onde devemos subir uma torre inteira tudo isso graças à essa habilidade. Não há necessidade de falar que podemos carregar um tiro já que essa habilidade já existe desde Megaman 4. E calma que nós nem chegamos nos upgrades ainda hein..



GRÁFICOS

Antes de Megaman X nós estávamos acostumados com os mesmo gráficos do Megaman clássico. O mesmo gráfico foi mantido até o Megaman 6 e aí veio o X! Imagina a reação das pessoas ao passar:


Disso

Pra isso

Nego jogava e falava“CRENDEUSPAITODOPODEROSOCRIADORDOSCEUSEDATERRAOLHAESSEGRAAFICOELEÉTÃOREALQUEEUNÃOMEAGUENTOJESUISNÃOTOAGUENTANDODEEMOÇAUM" ou falava algo do tipo. Fato é que foi um salto. Uma mudança. Saímos dos 8 bits do Nes e partimos para os 16bit do Super Nes! Damos de cara com um background super bem desenhado assim como os personagens e elementos. Então além de termos um gameplay aprimorado e evoluído nós também temos um gráfico superior, tudo isso no mesmo jogo. Dá pra sacar a grandeza disso tudo?

TRILHA SONORA

Antes nós tínhamos músicas viciantes em chiptune. Agora temos um sintetizador poderoso do Super NES pra tocar as MÚSICAS GENIAIS E VIBRANTES do jogo. Você inicia o game e a música do título já é viciante. Dá um Game Start e já se depara com uma outra mais viciante ainda. Tudo favorecendo para que sua jogatina fique ainda melhor, emocionante, viciante! A Trilha sonora é algo que eu fico feliz em escutar até hoje. Faz arrepiar os fios de cabelo do sovaco!  Esse jogo não seria o mesmo com outra trilha sonora! Quer ter uma ideia do que eu tô falando? Assiste aí a tela título do jogo:



Já foi falado do enredo aqui mas...

ENREDO

Spoilers da primeira fase aqui. Leia por sua conta e risco!!

O que foi falado lá em cima é só o prologo! A história começa com X indo acabar com uma rebelião de Mavericks em uma estrada. E é justamente nessa fase que você aprende todos os esquemas do jogo.  É nessa fase que você conhece um dos vilões que é o Vile. Você chega la se achando o tal, dominador das técnicas do jogo e aí chega o Vile controlando um baita robozão. Daí você pensa “Há! Pode vir seu cocô de pernilongo! Cai dentro!” e aí TCHUPLÁ, você apanha feito um cachorro de rua invadindo um açougue! Cara, você apanha tanto, mas tanto.. da até dó. Dá RAIVA sabe? Você metralha o cara e ele não sofre nenhum arranhão. Carrega um tiro, atira no cara e ele não sofre nada. Daí o cara te deixa imóvel de TANTO QUE VOCÊ APANHA! Tá se sentindo um inútil? Eu também me senti. E é aí que chega um dos momentos mais inesperados e emocionantes do jogo: quando você está para ser esmagado você ouve um barulho de tiro carregando e um tiro azul surge. Ele destrói o braço do robozão que Vile controla e você NÃO MORRE! Você já estava ali assinando a sentença de morte e daí um tiro alheio te salva! Quem fez isso? ZERO! Seu brother, amigo do peito te salva e bota Vile pra correr. Vile literalmente FOGE de Zero. Aplausos para Zero porque ele merece.



Aplausos para o Zero

Daí ele te diz algo parecido com isso “X, meu chapa, sabe, você é forte e tal mas não é tão forte quanto EU sou...”. E aí você pensa “Nossa! Que cara mais metido. Cadê a humildade champz??”. E ele prossegue “...mas um dia você conseguirá ser tão forte quanto eu”. Aí você fica todo “Ain, sérioo??? Que legaaalll *---*”. E é mais ou menos nesse contexto que nós vamos passar para o próximo tópico que são os...

UPGRADES

“Háá meu amigo. Essa eu até sei. Já que tu falou que Megaman X segue o mesmo esquema do clássico, quer dizer que os upgrades são os poderes que você pega “dos boss” certo??”  Meio-certo! Além dos poderes dos chefes nós temos aqui mais um fator que faz esse jogo se tornar mais peculiar em relação aos outros: a armadura de X! Além de deixa-lo mais estiloso ela concede habilidades únicas pra ele. Uma delas é o upgrade das pernas que permite que X deslize com estilo pelo chão em alta velocidade. Essa habilidade é tão boa mas tão boa que se torna um movimento padrão nos jogos seguintes. Além disso temos os T-hearts que são itens escondidos pelas fases que aumentam sua capacidade máxima de energia e Sub-Tanks que são tanques (dur) pra armazenar energia reserva. Imagine o seguinte: tá lá você lutando com um BOSS, ta quase morrendo mas conseguiu arrancar metade da vida dele. Aí você vê ele te falando “Perdeu playboy! Seu lixão!”. E daí BUM! Você tem um Sub-tank cheinho. Você usa e tá pronto pra acabar com o lazarento do boss. Conforme você vai pegando os poderes dos bosses, as partes da armadura, T-hearts e sub-tanks, você vai se tornando uma máquina destruidora de Mavericks. É simplesmente incrível poder evoluir o personagem dessa forma. Você sente que está evoluindo junto com o personagem. Se fortalecendo e ficando mais ágil. É simplesmente ÉPICO! Sem mais.

Acredito que acabei dizendo tudo o que precisava dizer. Megaman X é um excelentíssimo jogo e recomendo pra qualquer tipo de gamer. Se você não curte jogos, que diabos você ta fazendo aqui? esse aqui pode fazer você mudar de opinião.
Pra finalizar. Deixo aqui um vídeo da primeira fase narrado pelo SILVIO SANTOS!




About the Author

Write admin description here..

© 2013 Mad Joystick. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9