quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Hora da polêmica: Nintendo tinha inveja do estúdio da Rare?

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - by Nick


Antes de tudo vamos supor que você não manje dos paranauê e não saiba o que é a Rare. A Rare é uma empresa britânica desenvolvedora de jogos que surgiu na década de 80. Depois de um tempo, graças ao sucesso e a qualidade de seus títulos, a Nintendo fechou um contrato com Rara para que a mesma fosse uma second-party da Big N, ou seja, uma empresa que faria seus jogos somente para a Nintendo. Os títulos mais memoráveis (para mim) são Donkey Kong e Killer Instinct (Que tem uma versão nova para Xbox One). A Rare sempre foi lembrada pela alta qualidade nos seus jogos. O jogo Donkey Kong Country foi lançado em 1994 para Super NES e os gráficos e música eram impressionantes para a época.

Pois bem, hoje em dia a Rare pertence à Microsoft e até uns meses atrás só fazia joguinho besta pra Kinect. Só agora que estão fazendo um jogo realmente legal que é o novo Killer Instinct. Nesse tempo muita gente entrou e saiu da empresa. E é agora que a polêmica entra: um dos ex-funcionários da Rare que trabalhou na época de ouro da empresa, Phill Tossel, revelou em uma entrevista para a Retro Gamer que sentia que Nintendo tinha inveja da Rare. Ele comentou que a Nintendo achava os jogos da Rare eram tecnicamente e artisticamente superior aos dela. Chegou até a rolar rumor de que as texturas do The Legend of Zelda: Ocarina of Time foram refeitas depois de eles verem o Banjo e Kazooie (outro jogo da Rare).

A Retro Games perguntou se a Nintendo compartilhava engines e códigos-fonte e Tossel disse o seguinte “Não, nós nunca tivemos a engine de Zelda ou qualquer código que eles faziam! Nós vimos uma versão inicial de Zelda e que tinha uma grande influência de Dinosaur Planet. A Nintendo muitas vezes tinha bastante inveja de nós. Tinha a sensação que eles pensavam que nossos jogos eram tecnicamente e artisticamente superior aos deles. Miyamoto nos visitava regularmente e ouvi até um boato de que eles refizeram todas as texturas em Zelda após terem visto nosso trabalho em Banjo-Kazooie, porque o nosso jogo parecia melhor."

Essa não é a primeira vez em que surgem comentários de que a Nintendo tinha inveja da Rare. Há relatos de que Shigeru Miyamoto (criador do Mario) tenha criado o visual de Yoshi’s Island como uma resposta aos belos visuais de Donkey Kong Country.

Fonte: Nintendo Blast

Tags:
About the Author

Write admin description here..

© 2013 Mad Joystick. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9